segunda-feira, 30 de maio de 2011

6ª Palestra do III Filocafé da APEFP 2011 com o Prof. Artur Galvão





A APEFP- Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática realiza no próximo dia 2 de Junho, pelas 21h 30m na Biblioteca da Escola Secundária D. Sancho I de V.N. de Famalicão, a 6ª Palestra do III Filocafé 2011 com o convidado/orador Professor Artur Ilharco Galvão, docente da Faculdade de Filosofia de Braga-UCP e associado da APEFP. O convidado irá apresentar a sua comunicação subordinada ao tema:"A Mente: Ficção Cultural ou Programa Informático?" e o Moderador desta Palestra será o Presidente da APEFP, Eugénio Oliveira.


 ENTRADA LIVRE


DESTINATÁRIOS: Toda a comunidade educativa e civil.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

APEFP ESTEVE EM SESSÃO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS NA ESCOLA EB 2/3 DE PAREDES DE COURA



Os responsáveis do projecto de Filosofia para Crianças do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura Olga Céu Gomes, Mário Almeida e Veloso,  que desenvolvem esta actividade para os alunos do concelho convidaram a APEFP- Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática para uma sessão de demonstração de Filosofia para Crianças. Perante uma sala de crianças do 6º ano de escolaridade, a APEFP demonstrou a importância desta actividade para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças com a realização de alguns exercícios de questionamento sobre os opostos filosóficos: Felicidade/Tristeza; Amizade/Solidão. O questionamento e o diálogo sobre estes opostos filosóficos surgiram através da leitura da história: " O Palhacinho Ripipi" e do posterior jogo da caixa de perguntas que permitiu a partilha de opiniões e a chegada de conclusões a partir das experiências vividas dos jovens. As conclusões foram registadas para posterior publicação.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

5ª Palestra do III FILOCAFÉ da APEFP: " Escola, Educação e Adolescência"

A Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática leva a efeito a 5ª Palestra do seu III Filocafé-2011, no dia 27 de Maio ( Sexta-feira) pelas 21h 30m na Biblioteca da Escola Secundária D. Sancho I de V. N. de Famalicão com o convidado/orador José Afonso, professor da Universidade do Minho e cujo tema é " Escola, educação e Adolescência. O Moderador para este Filocafé será o professor Anselmo Pereira de Freitas, professor de Filosofia da Escola Secundária D. Sancho I.
Esta palestra destina-se a toda a comunidade escolar e civil.

A ENTRADA É LIVRE

domingo, 22 de maio de 2011

APEFP colabora no artigo " Sexo e Poder" no Jornal de Notícias



O Presidente da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática e Professor da escola secundária D. Sancho I colaborou no artigo de Filomena Mariano "Sexo e Poder" da edição do dia 22 de Maio do Jornal de Notícias (JN) com perspectiva da ética e da filosofia sobre a relação entre o poder e o sexo.
www.jn.pt

quinta-feira, 19 de maio de 2011

"AS TECNOLOGIAS NOS PROCESSOS CRIATIVOS - DESIGN DE SOM: DO CINEMA À INTERACTIVIDADE"


SEMINÁRIO NA UNIV. CATÓLICA - FACFIL - BRAGA | COM O PROF. DOUTOR ÁLVARO BARBOSA (EA-UCP)
 20 de Maio de 2011 | 18H00-23H00
DESTINATÁRIOS
Docentes, alunos e profissionais das artes da imagem e do som, do design, belas-artes, multimédia, cinema e vídeo, da educação visual e tecnológica, profissionais que trabalham nas áreas das indústrias criativas e com a arte como mediação nos processos de ensino-aprendizagem e de animação cultural.

INSCRIÇÕES
- Este Seminário comportará um número limitado de participantes (por ordem de inscrição).
- Custo: 25 euros (incluído o Certificado de Presença).
- Horário do Workshop: das 18H00 às 23H00
- Inscrições na Faculdade de Filosofia da UCP | Telf. 253 208 075 (das 9H00 às 13H00; das 14H30 às 18H30) | Email: Artur Alves: arturalves@braga.ucp.pt
- Organização: Faculdade de Filosofia da Universidade Católica | Mestrado em Ensino de Artes Visuais – Programa: “Os Estados da Arte – Workshops em Educação pela Arte”

sábado, 14 de maio de 2011

PUBLICAÇÃO DA REVISTA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA APLICADA: HASER

O Grupo de Investigação da Universidade de Sevilha " Filosofia Aplicada- Sujeito, Sofrimento e Sociedade" editou a Revista Internacional de Filosofia Aplicada sob a direcção do colaborador/facilitador da APEFP Prof. Doutor José Barrientos Rastrojo, professor da Universidade de Sevilha.
Esta revista integra o nome de Eugénio Oliveira( Presidente da APEFP) no conselho de assessoria da edição.

Poderão ter acesso a todas as informações no seguinte link: http://institucional.us.es/revistahaser/

quarta-feira, 11 de maio de 2011

FILOCAFÉ : " Como se faz a História?



FILOCAFÉ DÁ REALCE À HISTÓRIA

Com início às 21:30 do dia 12 de Maio, teve lugar na Biblioteca da Escola Secundária D. Sancho I a 4ª palestra do III Filocafé, iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, na pessoa do seu presidente Dr. Eugénio Oliveira. A oradora convidada, Maria Antonieta Costa, docente do grupo de História, falou sobre o tema Como se faz a História?, desvendando perante a assistência composta por associados e formandos dos Cursos EFA o método histórico da historiografia contemporânea, apresentando também vários tipos de produção histórica, entre os quais o romance histórico, dando como exemplo o seu primeiro livro nesta área, com o título O Segredo de Afonso III. Para além de uma apresentação breve da obra, Maria Antonieta Costa respondeu às questões dos mais curiosos e ofereceu, na sessão, três exemplares que foram sorteados entre os participantes.

O Presidente da Associação
Eugénio Oliveira



4ª Palestra do III FILOCAFÉ DA APEFP- ciclo de palestras 2011 com a convidada escritora Antonieta Costa, autora do Romance " O Segredo de D. Afonso III.
Esta palestra intitula-se: " Como se faz a História?" e realiza-se na Biblioteca da Escola Secundária D. Sancho I de V.N.de Famalicão pelas 21h 30m.


ENTRADA É LIVRE