terça-feira, 21 de maio de 2013

PROFESSORES EM AÇÃO DE FILOSOFIA EM TONDELA INOVAM NA FILOSOFIA PRÁTICA

 
Os professores de Filosofia que frequentaram a Ação de Formação: A Filosofia Prática e as Novas Práticas Filosóficas que decorreu na Escola Secundária de Tondela promovida pelo Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão em colaboração com a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática e cujo Formador foi o Presidente desta Instituição e que terminou recentemente  concretizaram um conjunto de projetos inovadores na área da Filosofia Prática. 
Os docentes elaboraram e conceberam nesta ação, a partir dos princípios básicos do que são as práticas filosóficas, projetos que em Portugal são inovadores e que promovem a Filosofia, a cidadania e os valores democráticos bem como o pensamento crítico através do diálogo e do debate do nosso quotidiano social, político e filosófico. Estes novos projetos são para levar a cabo nas escolas e para a comunidade educativa mas também outros para a comunidade civil.
O grupo de trabalho acrescentou algo à Filosofia Prática e seguiu o princípio que mais do que falar de filosofia temos que fazer filosofia. Assim, surgiram projetos interessantíssimos e novos em Portugal que valem a pena serem concretizados, a saber: Jantar Filosófico com Poesia Filosófica; Conversas desconcertantes (temas do dia-a-dia); Clube de ética- Modus Vivendi; Filocinema; Oficina de Dilemas Éticos; Pirilampo Filosófico; Arca das Inquietações; Saberes e sabores filosóficos; caminhada peripatética.
Para além destes projetos inovadores outras atividades serão desenvolvidas na escola e na comunidade e que são tradicionais da Filosofia Prática: Café Filosófico; Filosofia para crianças; Orientação Filosófica; Filosofia com Humor.
 
A Filosofia Prática é assim uma forma de levar a Filosofia para todas as pessoas e de conhecerem a sua importância no desenvolvimento cultural e social bem como no desenvolvimento de competências ao nível do pensamento crítico e do pensar autónomo e livre.